linha

Meu avô João Antônio Lamosa

O bacalhau tem ligação com minha família há 70 anos. Foi quando meu avô, o português João Antonio Lamosa, começou a comercializar o Bacalhau da Noruega aqui no Brasil. Na carteira de registro da Bolsa de Gêneros Alimentícios do Rio de Janeiro, de setembro de 55, a foto dele como proprietário da Casa Gabriel Santos, até hoje lembrada e respeitada.

O primeiro negócio de bacalhau realizado por meu pai foi em 1950. São 53 anos no comércio com a Noruega, de trabalho sério e honesto, coisa rara nos dias de hoje, e que muito me orgulha. Com o bacalhau sempre presente na minha vida, não podia dar outra: coloquei o peixe na rede.

A idéia surgiu quando estudávamos como participar da web. Sabendo da generalizada falta de informações sobre o bacalhau, apesar de tão apreciado, e diante do fato de não existir nenhuma bibliografia organizada sobre esta delícia culinária, pensamos num site informativo, que fosse interessante para o usuário livre navegador, e com serviços específicos para quem comercializa o bacalhau. Depois de reunir folhetos de arquivo e pesquisar em várias fontes, estruturamos a homepage e assim começou esta inédita viagem pelo mundo do bacalhau..

linha

Para realizar a HomePage do Bacalhau recebemos colaborações valiosas de amigos:

André Brito desenhou para nós a maior parte das ilustrações ;
Marco Terranova é um fotógrafo que faz arte e da sua viagem à Noruega obtivemos as lindas imagens de Aalesund, que estão no  Álbum.
Ronaldo Nina é também fotógrafo e é dele a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.
Dorys Hansen Leitão fez a tradução para o inglês.

linha

Créditos e fontes das sequências midi:
Referências importantes:
  • As fotografias da Cidade do Porto foram gentilmente cedidas pelo Jornal de Notícias de Portugal, cuja sede fica naquela cidade.
  • As fotografias de salmão foram gentilmente cedidas pelo Conselho Norueguês de Comércio Exterior (021-553-5505).
  • As receitas foram obtidas em folhetos da Associação dos Exportadores de Pescado da Noruega, em arquivo cedido pela PortugalNet e em pesquisas em livros de culinária, em especial "Culinária Portuguesa", de Antonio Maria de Oliveira Bello, editora Assírio & Alvim, Lisboa, 1994.
Obrigado por visitar nosso site,

Elizabeth Lamosa

[^]

linha

Adega do Bacalhau M. Lamosa Representacoes
Comentários para os autores