"Bacalhau – espécie de peixe conhecida demais para precisar de qualquer descrição. É impressionante prolífico. Leewen-Hoek contou nove milhões trezentos e oitenta e quatro mil ovos em um bacalhau-fêmea de tamanho médio – um número que frustrará quaisquer esforços feitos pelo homem no sentido de exterminá-lo."
J. Smith Homans & J. Smith Homans Jr., editors
Cyclopedia of Commerce and Commercial Navigation,
Nova York, 1858

ALERTA GERAL NOS MARES E NAS MESAS: PODE ACABAR O BACALHAU !
A pesca excessiva está ameaçando de extinção o Cod, peixe que dá origem ao bacalhau. A situação é grave e exige medidas imediatas de controle da pesca.

 

Jornal O Globo - Rio, 28 de Outubro de 2002

Europa analisa banimento da pesca para evitar extinção do bacalhau


LONDRES. Alarmada com dados de uma pesquisa apresentada este mês, a Comissão Européia analisa a proibição total da pesca do bacalhau em águas européias a partir do ano que vem. Há anos pesquisadores e ecologistas alertam que o bacalhau, uma das espécies comercias mais importantes do mundo, corre risco de extinção. Porém, o estudo realizado pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (Ciem), uma organização que reúne especialistas de toda a Europa, trouxe notícias devastadoras para a indústria pesqueira. Só na Grã-Bretanha, a proibição da pesca do bacalhau poderá custar 20 mil empregos.

A Comissão Européia decidirá em dezembro quais serão as diretrizes para o próximo ano. Mas, segundo o ministro da Pesca da Grã-Bretanha, Elliot Morley, a tendência é que a captura do bacalhau seja proibida por um prazo ainda não determinado.

— Este é um dos mais sérios e preocupantes estudos científicos sobre os recursos pesqueiros da história recente e não pode ser ignorado — disse Morley.

O Ciem propôs a proibição da pesca não somente do bacalhau, mas de outras espécies de peixes de alto valor comercial, como o hadoque. O motivo é que as redes para apanhar essas espécies acabam por pegar também o bacalhau. O relatório pediu a proibição da pesca em todo o Mar do Norte, no Mar da Irlanda e em águas do Ártico.

Os cardumes de bacalhau foram severamente reduzidos por séculos de pesca excessiva. Nas últimas décadas, a modernização da indústria pesqueira tornou a captura mais eficiente e acelerou o processo de extinção.

Hoje, não só os cardumes que estão menores. Os peixes também. Isso aconteceu porque durante anos os animais maiores foram intensamente capturados, fazendo com que a população remanescente da espécie seja descendente de peixes menores, de valor comercial reduzido.

Nos últimos 20 anos a população de bacalhau tem ficado abaixo do mínimo necessário para sustentar a sobrevivência da espécie. Além da pesca excessiva, o próprio ciclo de reprodutivo do bacalhau dificulta a recuperação da espécie. De cada 20 filhotes, apenas um consegue sobreviver tempo suficiente para se reproduzir. O bacalhau leva até seis anos para chegar à maturidade sexual. Devido a isso, cientistas acreditam que a recuperação da espécie demorará anos.

A seguir, outras informações sobre o controle da pesca do bacalhau:


O Cod ( peixe que dá origem ao bacalhau ) já é considerado, por muitos cientistas e organizações internacionais de preservação da natureza, uma espécie ameaçada de extinção devido à pesca excessiva.

É uma situação crítica, porque nunca os estoques de cod nos mares do Norte se encontraram em níveis tão baixos como os atuais. Cientistas estimam a atual reserva natural em 70.000 toneladas de cod adulto, o que é grave se comparado às 250 mil toneladas em 1960; o nível mínimo de estoque para garantir a sobrevivência da espécie é de 150 mil toneladas.

Por isso, medidas drásticas, como a redução radical das cotas de pesca nos próximos cinco anos, estão sendo tomadas pelos países europeus. As cotas foram reduzidas em até 40% do que foi pescado no ano de 2000.

A grande fecundidade das fêmeas Cod, que ovulam em média 3 milhões de óvulos a cada ano, contribuirá decisivamente para a recuperação da biomassa da espécie, desde que os acordos sobre as cotas de pesca sejam realmente respeitados, o que esperamos que aconteça, mesmo com as indesejáveis consequências, como o desemprego na indústria pesqueira de países como a Noruega e a Inglaterra e o aumento do preço do produto no mercado internacional, especialmente o bacalhau salgado e seco, devido à escassez da matéria prima.

No Brasil, os preços do Bacalhau Salgado e Seco Gadus Morhua aumentaram cerca de 25%, de agosto de 2000 a março de 2001. Mais do que nunca, o preço do legítimo bacalhau estará muito salgado nesta Páscoa 2001 para os brasileiros, que além disso terão dificuldades para encontrar no mercado os peixes de maior tamanho ( acima de 3,5 kg ).

Nos links abaixo se encontram artigos publicados no jornal inglês The Guardian sobre a crise na pesca do Cod.

Ban on North sea cod fishing
Paul Brown and Andrew Osborn in Brussels

Guardian
Thursday January 25, 2001

Cod quotas reduced to an all-time low
Andrew Osborn in Brussels
Friday December 15, 2000
The Guardian

Overfishing brings more bad news to struggling ports
Paul Brown, environment correspondent
Friday December 15, 2000
The Guardian

Adega do Bacalhau M. Lamosa Representacoes
Comentários para os autores