Em maio de 2001, as vinícolas brasileiras Salton, Miolo, Aurora e Marson tiveram seus vinhos premiados no Challenge International du Vin 2001. O reconhecimento internacional, com inúmeras premiações em renomados concursos, vem contribuindo para melhorar a imagem do vinho brasileiro e aumentar o seu consumo.

O preconceito ainda existe, por muitos anos vinho brasileiro foi sinônimo de vinho suave de garrafão, mas a realidade mostra que o Brasil está cada vez mais produzindo vinhos de boa qualidade, com uvas viníferas originárias de ótimas safras.
Nos últimos anos, desde a filiação em 1995 da Associação Brasileira de Enologia à OIV- Organização Internacional da Uva e do Vinho, as vinícolas brasileiras foram agraciadas com 335 prêmios em concursos internacionais.

A produção vinícola brasileira está concentrada na Região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, mas também são grandes produtoras as regiões da Campanha (Rio Grande do Sul), São Joaquim (Santa Catarina) e Vale do São Francisco (Município de Lagoa Grande).
Graças ao investimento em pesquisas e aos avanços tecnológicos ( a Região da Campanha dispõe de um avançado laboratório brasileiro de clonagem de videiras que está gerando mudas 100% saudáveis ), as vinícolas estão produzindo uvas viníferas de melhor qualidade.

Conheça os vinhos premiados das melhores vinícolas brasileiras em 2000/2001:

Vinhos Brasileiros de Qualidade

Para quem quer conhecer melhor os vinhos brasileiros, indicamos o vídeo do sommelier brasileiro José Figueiredo. Trata-se de um amplo guia sobre o vinho e as principais vinícolas brasileiras onde são  abordados temas que vão desde o plantio da uva até o engarrafamento da bebida, as diferenças na elaboração de brancos e tintos, o armazenamento em barris de carvalho e os aromas e características de cada vinho. José Figueiredo também ensinará os fundamentos básicos da degustação.
Os vídeos podem ser adquiridos no Rio de Janeiro pelo telefone (21) 2431-8716, pelo site www.bacalhau.com.br ou na Adega do Bacalhau, localizada no BarraShopping ( Av. das Américas 4666 - Mercado da Praça XV - lojas 108/109 ) ao preço de R$ 25.

back Retorna